Fórum Anual Vinhos de Portugal 2020

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2020

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

CONHEÇA O GRANDE JÚRI DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL 2022

Press Release ViniPortugal  - Portugal 2022-03-25

 

O Grande Júri do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo 9º ano consecutivo, a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional, já está definido e é constituído, como é habitual, por personalidades nacionais e internacionais. Bento Amaral, Dirceu Júnior, Evan Goldstein, James Tidwell, Luís Lopes e Sandra Tavares Silva estarão a avaliar os melhores vinhos a concurso na fase final entre os dias 5 e 6 de Maio, decidindo quem serão os Grandes Ouros e os Melhores do Ano.

Até chegarem ao Grande Júri, os vinhos inscritos estarão a concorrer na 1ª fase que inclui sessões técnicas de prova entre 2 a 4 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde serão avaliados pelo Júri Regular. A par da avaliação, nesses dias decorrem ainda Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos. A divulgação dos vencedores decorrerá depois da escolha do Grande Júri numa Cerimónia de Entrega de Prémios, a 6 de Maio. Este ano, a Região seleccionada, para apresentação dos Prémios durante o jantar de gala, será o Tejo.

O Concurso Vinhos de Portugal continua com as inscrições abertas, os produtores que pretendam inscrever os seus vinhos podem fazê-lo no site oficial até ao dia 3 de Abril.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal representa para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida nos eventos internacionais de renome deste ano. Este é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si.  A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto um país de excelência na produção de vinho.

 

Biografias Grande Júri:


Membro do Júri, há quase duas décadas, em dezenas de edições de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos, Bento Amaral esteve 14 anos à frente do Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e assumiu recentemente a Direção Técnica do mesmo Instituto, continuando a provar diariamente os vinhos das prestigiadas Denominações de Origem da Região Demarcada do Douro. É, desde 1999, professor de análise sensorial em pós-graduações de enologia e de marketing de vinhos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Faz parte do Grupo de Trabalho de Análise Sensorial da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV). 

Master of Wine, Dirceu Junior trabalha no negócio do vinho em Londres desde 1989 onde foi director de importantes empresas de distribuição de vinhos da Inglaterra. Em 2008, tornou-se no primeiro homem da América do Sul a conquistar o título de Master of Wine quando também recebeu o Prémio do Instituto of Masters of Wine de excelência em Negócios do Vinho. Após três décadas de experiência no sector, em 2015 formou sua empresa de consultoria, Vianna Wine Resources, trabalhando nos dias de hoje por todo o mundo enquanto consultor, mas também como jornalista, jurado de concursos internacionais e orador em vários eventos do sector.

O Master Sommelier Evan Goldstein é um dos especialistas da indústria vitivinícola e gastronómica mais criativos dos EUA. A carreira de gastronomia e vinhos de Evan começou nas famosas cozinhas de Paris e Califórnia. Em 1984 juntou-se à sua mãe, a chef e autora Joyce Goldstein, para abrir o célebre restaurante de São Francisco, Square One. Em 1987 foi o oitavo Americano e o mais jovem de sempre dessa época a ser aprovado no prestigiado exame para escanção (Master Sommelier). É o autor de vários livros entre os quais os aclamados pela crítica, Perfect Pairings: A Master Sommeliers Practical Advice for Partnering Wine with Food e Daring Pairings: A Master Sommelier Matches Distinctive Wines with Recipes from His Favorite Chefs. Contribui para o Americas Sommelier Journal, é um dos editores das revistas Winen & Dine e Indulgence em Singapura e o correspondente de vinhos americano para a Wine Review, a revista de vinhos e gastronomia sul-coreana líder no mercado. Participa na qualidade de especialista de vinhos em programas televisivos e de rádio.

James Tidwell é escritor, palestrante, formador e empresário. Fundou e produi a Conferência TEXSOM e os Prémios TEXSOM. É membro do comitê editorial da Classic Wine Library, consultor da 8ª edition do The World Atlas of Wine, bem como do Oxford Companion to Wine e é júri no World of Fine Wine Magazines World s Best Wine List Awards Foi eleito Rising Star Sommelier 2007 pela StarChefs, nomeado para Outstanding Alumni 2017 da WSET, para Personalidade do Ano no Wine Star Awards 2019 da revista Wine Enthusiast e também para um dos Wine Business Leaders da Wine Business Monthly 2021. Além de Master Sommelier em 2009, tem Diploma da Wine and Spirits Education Trust (WSET); Certificado Wine Educator (CWE) e Certificado Specialist of Spirits (CSS) pela Society of Wine Educators (SWE); É também especialista em chá, certificado pelo Specialty Tea Institute e tem um certificado de Sake Professional do Sake Education Council. 

Luís Lopes é fundador e director, entre 1989 e Abril de 2007, da Revista de Vinhos, publicação de vinhos e gastronomia orientada para o consumidor final. Em Maio de 2017 lançou uma nova publicação mensal nesta área, denominada VINHO Grandes Escolhas, que se tornou já líder de mercado. Organiza anualmente um vasto conjunto de eventos vínicos (feiras de vinhos, provas comentadas, etc.) em vários pontos do país, onde se destaca a maior feira de vinhos do sector, a Grandes Escolhas Vinhos & Sabores, em Lisboa, com cerca de 400 produtores e cerca de 25 mil visitantes. Participa regularmente como speaker em colóquios, seminários e apresentações de vinhos em Portugal e no estrangeiro. Tem sido membro do júri de diversos concursos internacionais de vinhos e orienta eventos, cursos de prova e acções de formação sobre vinhos e gastronomia em Portugal, Angola, Europa, Ásia e América do Sul. É director técnico do concurso Wines of Portugal Challenge, organizado anualmente pela ViniPortugal. Prova e classifica anualmente mais de 6000 vinhos. Devido ao seu contributo para o desenvolvimento do vinho de Portugal, o Estado Português entendeu, em 2003, condecorar Luís Ramos Lopes com a Medalha de Honra da Agricultura.

Sandra Tavares da Silva estudou Agronomia em Lisboa e mais tarde tirou o Mestrado em Itália, onde aprofundou os seus estudos em enologia e desenvolveu um extenso conhecimento sobre vinhos internacionais de qualidade. Em Portugal havia apenas uma região que ainda não tinha explorado, o Vale do Douro. Em 1999 chegou ao Douro e começou a trabalhar com Cristiano van Zeller, na Quinta Vale D. Maria e, em 2000, assumiu o projeto dos vinhos da família na Quinta de Chocapalha, na região de Lisboa. Em 2001, Sandra casa com Jorge Serôdio Borges e juntos embarcam na sua própria aventura vínica, criando uma nova empresa - a Wine & Soul - e lançando o primeiro Pintas. Em 2010 iniciou o projecto Foz Torto com Abílio Tavares da Silva e em 2011 uma parceria com Susana Esteban para produzir os vinhos Crochet Douro e Tricot Alentejo. Em 2015 é condecorada pelo Presidente da República como Oficial da Ordem de Mérito Empresarial na Classe do Mérito Agrícola e é nomeada em 2016 como Enóloga do Ano, prémio de Mérito pela Revista Paixão pelo Vinho (Prémio W Especial 10 Anos 2006/2016). Em 2020 foi distinguida como uma das enólogas mais notáveis a nível mundial, sendo a única referência portuguesa, por Jancis Robinson no Financial Times. Mantém durante todos estes anos a certeza da sua enorme paixão pelo seu trabalho e um crescente portefólio de marcas de vinhos, como o Guru, Pintas Character ou os Vinhos da Quinta Da Manoella.