Estudos de Mercado

Leia aqui estudo sobre o Espumante

Fórum Anual Vinhos de Portugal 2020

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2020

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

VINIPORTUGAL PROMOVE VINHOS PORTUGUESES PELO MUNDO HÁ 25 ANOS

Press Release ViniPortugal  - Portugal 2021-10-15

A ViniPortugal, entidade responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos vinhos de Portugal em mercados internacionais, assinala 25 anos de atividade e reafirma o seu compromisso em levar o melhor do país a todo o mundo, continuando a promover Portugal enquanto o “hot spot” do mundo internacional do vinho.

A Organização Interprofissional do Vinho, a ViniPortugal, foi fundada a 15 de outubro de 1996 e desde a sua criação se propôs a promover a imagem de Portugal enquanto um produtor de vinhos de excelência, valorizando através da marca “Wines of Portugal” a diversidade, contribuindo assim para o crescimento sustentado do valor e do preço médio dos vinhos de Portugal.

Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, afirma “Naturalmente vemos uma imagem de Portugal e do sector vitivinícola português muito díspar de 1996. Nesse ano, o mundo desconhecia a qualidade dos nossos vinhos e muitos mercados nem sabiam onde ficava Portugal no mapa. Hoje entram estrangeiros diariamente no nosso país com o intuito de provarem os nossos vinhos, temos turistas que andam nas vindimas e outros que se apaixonaram pelos nossos vinhos e que acabaram por se instalar cá e investir neste sector. É com enorme satisfação ver que em poucos anos conquistámos o mundo, porque não é em vão que ocupamos atualmente o 9º lugar da lista do Comércio Internacional de Vinho”. 

Sobre o aniversário da ViniPortugal, o responsável refere “É curioso assinalarmos esta data depois de um ano tão controverso, que embora tenha destabilizado a economia e o comércio mundial, acabou por não afectar negativamente as exportações do vinho português como chegamos a temer, o que é, na nossa opinião uma prova clara da posição que já conseguimos alcançar e consolidar, fruto do enorme contributo destes 25 anos de promoção feito pela ViniPortugal, sempre em parceria com o sector”. 

Em termos de performance, importa destacar que em 2020 Portugal registou 856 milhões de euros de exportação de vinho, sendo que 47% é a percentagem média da produção de vinho exportada (em volume), tendo a produção registado 6,4 milhões de Hectolitros de vinho só no ano passado. 

Através da marca ‘Wines of Portugal’ a ViniPortugal tem concentrado a sua comunicação nos diferentes mercados internacionais nas seguintes 10 castas autóctones: as tintas, Touriga Nacional, Aragonês/Tinta Roriz, Touriga Franca, Trincadeira/Tinta Amarela, Castelão, Baga; as brancas, Alvarinho, Arinto, Fernão Pires/Maria Gomes e Encruzado. Estas castas são uma bandeira de promoção dos vinhos nacionais em todo o mundo e estão a ser promovidas ao longo de todo o ano através de acções de marketing da ViniPortugal, que este ano já realizou mais de 165 iniciativas, inseridas no total de 8,2 milhões de euros de investimento em promoção previsto para 2021. Em termos de mercados internacionais prioritários, a ViniPortugal está atualmente em 4 continentes e focada nos seguintes (20): Estados Unidos, Brasil, Angola, Canadá, China, Japão, Noruega, Coreia do Sul, Suíça, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Polónia, México, Ucrânia, França, Espanha, Bélgica e Dinamarca. Destaque ainda para 1,3 milhões de euros de investimento em promoção nos EUA, 900 mil euros no Brasil e 900 mil euros no Canadá.

Nestes 25 anos (e, seguramente, nos próximos 25), a ViniPortugal prosseguirá, tal como em 1996, a sua missão de promover a qualidade e a excelência dos vinhos de Portugal e, em paralelo, a posicionar-se enquanto a entidade de referência que representa todo o sector vitivinícola nacional.