Promoção Internacional
No período até 2023, a ViniPortugal vai continuar a apostar na transmissão da mensagem que os "Vinhos de Portugal" continuam genuínos e de forte carácter português. Sendo fiéis a um património de mais de 250 castas autóctones, os vinhos portugueses são capazes de proporcionar uma experiencia única, pelo modo como tiram partido da diversidade de terroirs e castas portuguesas, quer pelas técnicas e pessoas que os elaboram. Na sua diversidade, são versáteis e gastronómicos. Na sua qualidade rivalizam com os melhores do mundo.
A marca "Wines of Portugal" continuará presente de forma consistente em 4 continentes e 16 mercados prioritários. Com um investimento anual entre 6 e 7 milhões de euros serão realizadas mais de 100 acções anuais de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo cerca de 370 agentes económicos nacionais. Os EUA, Brasil, Canadá e China serão a maior aposta na promoção dos Vinhos Portugueses, com 60% do orçamento alocado a estes quatro países. Os eventos para profissionais e consumidores serão a grande componente de promoção embora perdendo peso nos mercados onde a distribuição é já alargada e/ou mercados com reconhecimento já por parte dos consumidores.
Hoje a reputação internacional dos vinhos Portugueses é inquestionável. As exportações de vinho português demonstram também este dinamismo do sector. Em 2017 as exportações de todos os tipos de vinho Portugueses cresceram 7,5%, tendo aquela taxa sido de 12,5% no conjunto dos mercados prioritários acima referidos.
É reconhecido que há ainda muito a fazer para reforçar a notoriedade e o valor da marca Wines of Portugal, mas os resultados atestam que o sector está no bom caminho e que o futuro é promissor.
PLANO ESTRATÉGICO
16 mercados estratégicos (China, incluindo Hong Kong e Macau)
6 milhões de investimento para a promoção dos Vinhos de Portugal em 2020
+100 acções de marketing desenvolvidas anualmente
ACÇÔES
A acção da ViniPortugal nos 16 mercados prioritários será sustentada através de implementação de um conjunto de acções repartidas por 4 grandes rubricas – Eventos, Educação, Promoção e Comunicação e dividida por 2 grandes Eixos: Acções Colectivas, com a presença de Agentes Económicos e Acções Genéricas, sem a presença directa dos Agentes Económicos. O conjunto de acções a implementar por mercado é definido de acordo com a fase de maturidade do mesmo para a Marca Wines of Portugal, medida em termos da apetência para o consumo, notoriedade e penetração do vinho Português.
De acordo com a fase de maturidade do mercado aplicar-se-á acções de mais "push" ou mais "pull" de acordo com a estratégia definida para cada mercado.
- Eventos: conjuntos de acções de alto impacto para o mercado, com presença de Agentes Económicos e destinadas a mais de 100 convidados. Podem ser para profissionais e/ou para consumidores. Espera-se um retorno de curto e médio prazo.
- Educação/Formação: conjunto de acções que visam aumentar o conhecimento sobre os Vinhos de Portugal para um máximo de 30 profissionais. Não requerem a deslocação dos Agentes Económicos e podem decorrer no mercado ou em Portugal. Espera-se um retorno de médio e longo prazo.
- Promoção: Conjunto de acções desenvolvidas para conquistar visibilidade de prateleira para os Vinhos de Portugal. São um conjunto diversificado de incentivos em lojas de vinhos, supermercados e restaurantes, que visam estimular a procura dos nossos vinhos. Espera-se um retorno de curto e médio prazo.
- Comunicação: Conjunto de meios que possibilitam a visibilidade e comunicação da marca "Vinhos de Portugal". Dando suporte à estratégia definida para cada mercado e deles espera-se um retorno de curto e médio prazo.
- PLANO DA MARCA VINHOS DE PORTUGAL 2019/2023
PDF, 786 kb